domingo, 12 de junho de 2011

Medalha de mérito municipal.


Todo o artesão é mestre
da sua linda profissão,
Só os jogadores da bola ganham prémio,
Aquele que for campeão.

José Encarnação.

Medalha de mérito municipal.

Promessa Cumprida!
A distinção do trabalho, da abnegação, da arte, do saber e da alegria de viver com arte e pela arte.

Prometida há algum tempo, foi entregue, no passado dia 9 de Junho de 2011, sexta-feira, ao nosso artista (José Encarnação) pela Câmara Municipal do Fundão a medalha de mérito municipal. Justo prémio que reconhece e homenageia o Homem, o seu trabalho, uma vida de dedicação à arte de trabalhar o esparto e de divulgação do nome de Alcongosta e do concelho por todo o país e até no estrangeiro.
A cerimónia oficial de entrega da citada medalha decorreu nos Paços do Concelho e foi presidida pelo Presidente da CMF, Manuel Frexes, que entregou pessoalmente a medalha a José da Encarnação e todos os restantes homenageados nesse dia.
José da Encarnação agradece a todos os que contribuíram para este justo reconhecimento, actual e anterior vereação. Sente-se honrado, algo emocionado e sem falsa modéstia, considera merecido “este prémio”, sobretudo, pela homenagem ao artesão, a todos os artesãos, ao labor, à luta pela vida, pela persistência, abnegação e pela História, pela memória de todos os esparteiros que o antecederam. Agradece a todos os alcongostenses ( esta medalha também é deles ),fundanenses e todas as pessoas anónimas que por esse país fora o têm acarinhado e incentivado. Bem-haja! Como diz, frequentemente: “ Muitas vezes, se vier aí um doutor de fato e pasta, toda a gente lhe liga, mas a um homem que trabalha que se esforça pela sua arte ninguém liga.” Desta vez, felizmente, isso não aconteceu, no “salão de festas” esteve trabalho e história de vida.

L. Sérgio









Um comentário: