sábado, 3 de dezembro de 2011

Atenção Lisboa !

Foto : Seira.
Atenção Lisboa e arredores!
Agora já é possível adquirir peças do esparteiro José da Encarnação no centro de Lisboa, na Calçada do correio velho, nº 7, junto à Sé, na Loja e café ZAZOU. Peças genuínas e exclusivas.
Os amantes do artesanato e da arte tradicional encontrarão nesta loja/café uma grande variedade de artigos artesanais e tradicionais, genuinamente, portugueses.
Apoie o artesanato, compre produtos portugueses!
Neste Natal não perca a oportunidade de oferecer arte e sabores tradicionais com história e valor cultural.
Visite ZAZOU, tome um café com os amigos, aprecie as peças de esparto e muitos outros produtos nacionais.

2 comentários:

  1. admiro imenso este senhor! estive com as peças dele nas minhas mãos...são lindas e perfeitissimas!! mas só me espanta não haver seguidores! Custa-me muito pensar que é mais uma arte que vai desaparecer, isso é deveras uma lástima se tal acontecer!!!
    Porque pode pensar-se que as peças podem não ter mais uso,mas isso não é verdade!!há que reeinventar usos e são produtos que trazem a Natureza e a Terra para nossas casas durando muiiiiiiiitos anos!!!!!!
    obrigado por este Blog!!
    Maria José

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigada , pelo comentário.
    Sem dúvida seria uma forma ecológica de recuperarmos produtos nacionais. Infelizmente, o apoio a estas actividades é escasso. Há uns anos, acerca de cinco anos, o nosso esparteiro, com oitenta e dois anos, nessa altura,orientou um curso de formação profissional dedicado a esta arte . Dos formandos nenhum continuou regularmente nesta profissão, para continuarem teriam sido necessários apoios, mas nada se fez. Como não dá para viver disto ninguém se dedica a sério esta profissão outrora indispensável.
    Daqui a alguns anos restar-nos-á a memória e a
    saudade de uma profissão que os poderes públicos( salvo raras e honrosas excepções) e os supostos defensores da economia nacional não quiseram apoiar nem salvaguardar. Não é por acaso que não existe no nosso país um museu nacional das artes tradicionais. Se nem com a memória histórica e cultural se preocupam, quanto mais apoios a sério.
    Alguns pseudo-intelectuais que passam pelos poderes têm uma ideia errada do que é cultura e memória cultural de um povo, uma visão muito redutora e muito pobre, por isso, este país chegou onde chegou.
    Apareça sempre,
    abraço,
    Luís Sérgio

    ResponderExcluir